4º encontro: Contracepção (parte 1/3)

19 Views
Published
Embora seja de suma importância a integralidade nos atendimentos de planejamento reprodutivo, sabemos que existe ainda um abismo na oferta dos diferentes métodos a todas as pessoas que ciclam e desejam evitar uma gestação. Seja por uma hegemonia do uso da pílula, pressão e influencia da indústria farmacêutica, mitos relacionados ao DIU, falta de acesso às consultas no SUS ou obstáculos cada vez maiores para a esterilização quando desejada, são muitos os fatores que fazem com que a contracepção não seja discutida e debatida amplamente junto aos pacientes para que estes possam escolher seus métodos verdadeiramente com embasamento e acesso a informação de qualidade. Neste curso desejamos conversar sobre os desafios para atingir essa integralidade nos atendimentos, problematizar a hegemonia dos métodos hormonais, explicar e tirar dúvidas sobre os métodos não hormonais, seus mitos, técnica e eficácia.

Halana Faria
Médica Ginecologista e Obstetra formada pela UFSC. Mestre em Ciencias pela FSP/USP. Atua no Coletivo FEMinista SExualidade e Saúde. Integrante da REde FEminista de Ginecologistas e Obstetras

Francine Cavaliere
Obstetriz pela EACH-USP. Mestre em Ciências pela FSP-USP. Especialista em Medicina Antroposófica pela ABMA e Doutoranda pela EE-USP. Atuou 6 anos como obstetriz na Casa Angela e atualmente compõe o grupo Parteiras LaMare como parteira domiciliar.

Moderadora:
Luiza Cadioli, feminista, cisgênera. Médica de Família e Comunidade formada pela Universidade de São Paulo. Compõe o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, e atua na UBS do Jardim D´Abril.
Category
Skin care
Be the first to comment